Aumentam os problemas do (des) governador Pezão. TCE finalmente “descobre” Operação Delaware que causou rombo bilionário no RioPrevidência

abutres-c3a0-porta1.jpg

Demorou, mas aconteceu. É que segundo informa o jornalista Lauro Jardim em seu blog no  O GLOBO, o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro acaba de aprovar um relatório de inspeção onde ficou determinada que a Operação Delaware que eu tanto mencionei neste blog (AquiAqui!Aqui!Aqui! e Aqui!) causou um rombo bilionário nas contas do RioPrevidência.

PEZÃO 1.jpg

O interessante é que na matéria de Lauro Jardim uma das irregularidades apontadas envolve o pagamento de um escritório de advocacia que teria cobrado R$ 16 milhões por seus serviços na Operação Delaware, mas que não é identificado pelo RioPrevidência. Acontece que eu havia mencionado o envolvimento deste escritório nesse negócio (Aqui! ).

O aparecimento desse relatório deverá ser mais um complicador na já complicada situação do (des) governador Pezão, mas também deverá colocar na roda o secretário estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa, que era o diretor-presidente do RioPrevidência na época em que a Operação Delaware foi realizada.

O que me parece peculiar é que o TCE tenha demorado tanto tempo a investigar uma transação que já cheirava muito mal desde que foi realizada em 2014 (Aqui!). Mas vá lá, antes de tarde do que nunca!

Agora, convenhamos, como poderá a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovar um confisco salarial brutal para cobrir o rombo que foi criado pela Operação Delaware?

E, finalmente, as perguntas que não querem calar: quem são os donos do Rio Oil Finance Trust? E onde foram parar os bilhões que foram arrecadados com esta esquisita operação de securitização que efetivamente quebrou o RioPrevidência? No mínimo o que os servidores estaduais vão querer é que se apure esse rombo antes que se discuta qualquer aumento no recolhimento previdenciário. O que me parece mais do que justo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s